quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

QUAL É A EDUCAÇÃO TÉCNICA QUE QUEREMOS?

Minas Gerais, estado de grandes contribuições ao desenvolvimento do país, porém a educação em nosso estado não tem dado tantas contribuições assim, em especial o ensino técnico.
Minas é um estado com dimensões de nação, porém é um dos poucos estados onde não existe uma rede técnica de educação. Apenas 1,6% dos estudantes matriculados no ensino básico estão nas escolas técnicas que em sua maioria são federais.
É necessário construir um sistema de educação técnica estadual que tenha cursos que sirva para a contribuição de cada estudante ao desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.
O Brasil vive um grande momento para a educação técnica, onde o debate está no dia a dia das escolas brasileiras, a reforma do sistema “S” é uma delas. O governo federal irá investir somente no ano de 2009 R$ 1 bilhão, “ai vem à pergunta que não quer calar”: Quantos o governo do estado irá investir no ensino técnico estadual?
Tem outro papo da secretária: “Em dez anos ampliaremos em 100% o ensino técnico à distância!”, Ai eu faço outra pergunta, cadê a prática do ensino técnico? Tem outras práticas da secretária de educação que podemos denunciar, porém não dá para escrever em um único artigo.
Tem uma grande campanha do movimento sindical brasileiro: “EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA”, governo do Minas vai mais uma vez na contramão da história, abre mais escolas particulares de educação técnica do que bares em Belo Horizonte, olha que BH é a capital dos bares no nosso país.
A educação que temos hoje é mesmo a educação que queremos?

Péricles Francisco
Diretor de Comunicação da União Colegial de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário